Sobre Nos

 

Visão e Missão

A Circular Economy Portugal é uma organização sem fins lucrativos que visa contribuir para uma sociedade sem desperdício. Traduzimos os princípios da economia circular em projetos concretos, com recurso à inovação social e à ação colaborativa.

Apostamos em soluções práticas e replicáveis com impacto positivo e estrutural, criando valor para o meio ambiente e sociedade.
Para além de competências técnicas, oferecemos estratégias de inovação social, ou seja, facilitamos processos de mudança institucional e comportamental geradores de progresso para a comunidade.

Somos tanto promotores como consultores ou parceiros em projetos iniciados por outras organizações. Fundamental na forma de operar da CEP é a cooperação com outras entidades e o trabalho em rede.
Desta forma, aceleramos a transição para uma economia circular em Portugal.

Ambicionamos fazer da CEP um pólo dinâmico de promoção da economia circular, apoiando e inspirando a comunidade empresarial, instâncias governativas e sociedade civil em Portugal. Esperamos dar contributos palpáveis para a transição:

  • do desperdício à valorização
  • do fóssil ao renovável
  • da obsolescência programada ao ecodesign
  • da reciclagem à reutilização
  • da exclusão à partilha
  • do mercado global ao local
  • da monocultura à (bio)diversidade
  • da teoria à ação!
 

Equipa

A CEP é formada por uma equipa interdisciplinar de profissionais com paixão pela economia circular, amplos recursos na área da inovação social e experiência na gestão de projetos.

Direção

Lindsey Wuisan

Após um Mestrado em Ciências Ambientais pela Universidade de Wageningen, trabalhou como legisladora para o Ministério do Ambiente da Holanda, desenvolvendo políticas de economia circular. Em 2016 decidiu trocar a Holanda por Portugal com a missão de divulgar o conceito de economia circular, implementar estratégias circulares na prática e criar impacto positivo. Na CEP é responsável pela estratégia, gestão de projetos, pesquisa, recursos humanos e parcerias internacionais.

Andreia Barbosa

Licenciada em Comunicação Social, trabalhou como produtora de conteúdos, realizou documentários e foi jornalista de rádio e televisão (SIC, RTP, Radio France Internationale). A partir de 2009 desenvolveu argumentos para cinema (“La Fleur de l´âge”, 2013). Em 2015 produziu um podcast sobre Economia Social e Solidária na Europa (The Social Entrepreneurship Diaries), tendo desde então trabalhado na área do empreendedorismo social e ambiental. Na CEP é responsável pela gestão de projetos, pesquisa, comunicação e networking (parcerias nacionais).

Marta Brazão

Licenciada em Serviço Social (ISCSP) e mestre em Estudos de Desenvolvimento (ISCTE). Trabalhou em ONG portuguesas no desenvolvimento e implementação de projetos de cooperação sobretudo com os PALOP nas áreas da educação, saneamento e infraestruturas básicas. Na CEP é responsável pela administração e gestão financeira, sendo também coordenadora do Repair Café.

Colaboradores

Cátia Godinho   |   Coordenadora ComBOA
Catarina Leitão   |   Presidente da Mesa da Assembleia Geral
Liliana Cardoso Martins   |   Representação da CEP no Porto
Marine Utgé-Royo   |   Consultoria
 

Contribuir

Apoiar

A CEP, enquanto organização sem fins lucrativos, aceita e agradece todo o apoio à sua missão de acelerar a transição para uma economia circular. Para fazer um donativo, por favor entre em contacto.

Apoiam a CEP as seguintes entidades:

Participar

Estamos à procura de colaboradores para ajudar a CEP a crescer. Queres contribuir para a construção da economia circular em Portugal? Precisamos de voluntários para dar apoio às nossas atividades, e de freelancers em várias áreas (especialmente engenharia ambiental e design) para desenvolvimento e implementação de projetos. Se estás interessado e tens pelo menos três anos de experiência, por favor preenche este formulário.