Visão e Missão

A CEP traduz os princípios da economia circular em projetos concretos, com recurso a estratégias zero desperdício, à inovação social e à ação colaborativa.

Apostamos em soluções práticas e replicáveis com impacto positivo e estrutural, criando valor para a sociedade e o meio ambiente. Para além de competências técnicas, oferecemos estratégias de inovação social, ou seja, facilitamos processos de mudança institucional e comportamental geradores de progresso para a comunidade.

Somos tanto promotores como consultores ou parceiros em projetos iniciados por outras organizações. Fundamental na forma de operar da CEP é a cooperação com outras entidades e o trabalho em rede. Desta forma, aceleramos a transição para uma economia circular em Portugal.

Ambicionamos fazer da CEP um pólo dinâmico de promoção da economia circular, apoiando e inspirando a comunidade empresarial, instâncias governativas e sociedade civil em Portugal. Esperamos dar contributos palpáveis para a transição:

  • do desperdício à valorização
  • do fóssil ao renovável
  • da obsolescência programada ao ecodesign
  • da reciclagem à reutilização
  • da exclusão à partilha
  • do mercado global ao local
  • da monocultura à (bio)diversidade
  • da teoria à ação!

Equipa

A CEP é formada por uma equipa interdisciplinar de profissionais com paixão pela economia circular e experiência na gestão de projetos.

Direção

Lindsey Wuisan

Especialidades: Cradle-to-Cradle, Política Europeia, Gestão Ambiental, Plástico, Resíduos Eletrónicos, Agricultura.

Após um Mestrado em Ciências Ambientais pela Universidade de Wageningen, trabalhou como legisladora para o Ministério do Ambiente da Holanda, desenvolvendo políticas de economia circular. Em 2016 decidiu trocar a Holanda por Portugal com a missão de divulgar o conceito de economia circular, implementar estratégias circulares na prática e criar impacto positivo.

lwuisan.cep@gmail.com

 

Andreia Barbosa

Especialidades: Economia Social /Solidária /da Partilha, Setor da reutilização, Comunicação, Envolvimento de Stakeholders.

Licenciada em Comunicação Social, trabalhou como jornalista de rádio e televisão, realizou documentários e escreveu argumentos para cinema. Em 2015 produziu um podcast sobre Economia Social e Solidária na Europa (The Social Entrepreneurship Diaries), tendo desde então trabalhado na área do empreendedorismo social e ambiental.

abarbosa.cep@gmail.com

 

Marta Brazão

Especialidades: Empreendedorismo social, Sensibilização, Eventos, Repair Café.

Licenciada em Serviço Social (ISCSP) e mestre em Estudos de Desenvolvimento (ISCTE). Trabalhou em ONG portuguesas no desenvolvimento e implementação de projetos de cooperação sobretudo com os PALOP nas áreas da educação, saneamento e infraestruturas básicas.

mbrazao.cep@gmail.com

 

Colaboradores

Cátia Godinho   |   Gestora de projectos   |   cgodinho.cep@gmail.com
Liliana Cardoso |   Gestora de projectos   |    lcardoso.cep@gmail.com
Catarina Leitão
   |   Presidente da Mesa da Assembleia Geral
Filipe Oliveira   |   Designer

Conselho Consultivo

Cristina Rocha (LNEG)
João Almeida (Foodways)
Manuel Laranja (ISEG)

Contribuir

Apoiar

Quanto mais apoios tivermos, mais longe podemos ir na transição para uma economia circular em Portugal! Convidamos indivíduos e organizações a apoiarem a missão da CEP fazendo um donativo. Todos os contributos, salvo indicação em contrário, serão objeto de agradecimento público no nosso site, Por favor, entre em contato.

Participar

Estamos à procura de voluntários para dar apoio às nossas atividades, e de freelancers em várias áreas (especialmente engenharia ambiental, design e marketing) para desenvolvimento e implementação de projetos. Se está interessado e tem experiência nas áreas indicadas, por favor preencha este formulário. Vamos analisar o seu perfil e entraremos em contato se surgir alguma oportunidade de colaboração.

Em conformidade com o Regulamento Geral da Proteção de Dados, o utilizador deste formulário tem o direito de alterar ou suprimir os seus dados a qualquer momento. Para tal, entre em contato