ComBOA!

ComBOA!

Compostagem comunitária… na boa!

Atualmente, uma parte considerável dos recursos bióticos é desperdiçada devido à separação e tratamento inadequados dos resíduos orgânicos. Como consequência, a matéria orgânica e todos os nutrientes e minerais nela contidos são perdidos em aterros ou incineradoras.

O ComBOA! transforma resíduos orgânicos domésticos em composto a uma escala local, ligando os agregados familiares às hortas urbanas da sua vizinhança. O composto é um fertilizante natural que melhora a estrutura do solo, contribuindo para a reposição de nutrientes, captação de água e armazenamento de carbono, os quais são necessários para cultivar plantas saudáveis.

A CEP ajuda as autarquias a promover a compostagem

O PERSU 2020 (Plano Nacional para os Resíduos Sólidos Urbanos) estabelece como meta para todo o território nacional uma redução da produção de resíduos por habitante de 10% até 2020, relativamente ao ano base de 2012. Segundo este documento, os principais desafios dos próximos anos são 1) a prevenção; 2) o desvio de resíduos biodegradáveis de aterro e 3) o aumento da reciclagem.

A compostagem doméstica e comunitária é uma estratégia que permite reduzir a fração orgânica dos resíduos urbanos, tendo sido incorporada em vários planos municipais, alguns dos quais já passaram à prática. Em linha com o PERSU e com esta necessária evolução da política de resíduos das autarquias, a CEP presta serviços de consultoria a municípios, com vista à implementação de esquemas de compostagem local e envolvimento da comunidade.

Estudo de caso: ComBOA! em Campolide

O ComBOA! em Campolide (projeto “Cê ao Cubo”) começou pela construção de um centro de compostagem de 600 m2 no Bairro do Tarujo. Esta nova infraestrutura recebe agora os resíduos verdes da freguesia. Num momento posterior, serão também para ali encaminhados resíduos orgânicos recolhidos seletivamente num condomínio próximo (9 prédios – 300 famílias). O projeto vai permitir testar diferentes modelos de recolha e obter resultados que ajudem a desenhar a estratégia mais viável para a implementação de esquemas de compostagem comunitária noutras localizações.

O ComBOA! em Campolide tem ainda realizado workshops e ações de sensibilização na Escola Básica Querubim Lapa.

Em execução até final de 2020.
Projeto financiado pelo Programa BIP/ZIP Lisboa 2017 – Parcerias Locais
Contacto: cgodinho.cep@gmail.com