Bazar Circular

Bazar Circular

O Bazar Circular é um projeto de promoção do upcycling como alternativa à gestão convencional de resíduos (aterro, incineração ou reciclagem).
Consiste num conjunto de serviços oferecidos às organizações e aos profissionais que descartam e/ou consomem materiais.

Porque o desperdício de uns pode ser a matéria-prima de outros!

 

O que é o upcycling?

O upcycling é uma estratégia de reutilização que recorre à transformação criativa de materiais e componentes descartados, aplicando conceitos inovadores de design para criar novos produtos.Os benefícios são vários: prevenção do desperdício, redução da extração de matérias virgens, geração de valor económico, criação de emprego a nível local e dinamização cultural.

Porquê o upcycling em vez da reciclagem?

Do ponto de vista da economia circular, o aterro e incineração devem ser os últimos recursos. Também a reciclagem não é ideal para o tratamento de resíduos, porque é voraz em energia e destrói a integridade dos materiais. O upcycling dispensa esse ciclo de processamento.

A quem se destina o Bazar Circular?

Organizações que querem valorizar os seus desperdícios ou subprodutos, ex. indústria, museus, escolas, eventos, juntas de freguesia etc.

  • Profissionais (ex. designers, arquitetos, artesãos e artistas) que utilizam ou desejam utilizar recursos secundários para fabricação de produtos, design de interiores, mobiliário urbano etc.
  • Empresas, incubadoras e escolas de arte que precisam de materiais.

Que serviços prestamos?

Intermediação entre oferta e procura de recursos secundários

O Bazar Circular liga os fornecedores de recursos secundários aos upcyclers que os querem utilizar, apoiando na identificação dos materiais, na organização da recolha e na documentação do processo de transformação dos materiais (incluindo avaliação de impactos).

Desenvolvimento de projetos de upcycling

A CEP identifica oportunidades de realização de projetos concretos de upcycling e proporciona a sua concretização com recurso a uma rede de designers.

Fonte: Respiga

Contacto: bazarcircular.cep@gmail.com