Visão e Missão

A CEP traduz os princípios da economia circular em projetos concretos, com recurso a estratégias zero desperdício, à inovação social e à ação colaborativa.

Apostamos em soluções práticas e replicáveis com impacto positivo e estrutural, criando valor para a sociedade e o meio ambiente. Para além de competências técnicas, oferecemos estratégias de inovação social, ou seja, facilitamos processos de mudança institucional e comportamental geradores de progresso para a comunidade.

Somos tanto promotores como consultores ou parceiros em projetos iniciados por outras organizações. Fundamental na forma de operar da CEP é a cooperação com outras entidades e o trabalho em rede. Desta forma, aceleramos a transição para uma economia circular em Portugal.

Ambicionamos fazer da CEP um pólo dinâmico de promoção da economia circular, apoiando e inspirando a comunidade empresarial, instâncias governativas e sociedade civil em Portugal. Esperamos dar contributos palpáveis para a transição:

  • do desperdício à valorização
  • do fóssil ao renovável
  • da obsolescência programada ao ecodesign
  • da reciclagem à reutilização
  • da exclusão à partilha
  • do mercado global ao local
  • da monocultura à (bio)diversidade
  • da teoria à ação!

Equipa

A CEP é formada por uma equipa interdisciplinar de profissionais com paixão pela economia circular e experiência na gestão de projetos.

Lindsey Wuisan

Especialidades: Política/legislação Europeia, Gestão Ambiental, Avaliação de circularidade, Reciclagem, Plástico, Resíduos eletrónicos, Sistema alimentar sustentável

Após um Mestrado em Ciências Ambientais pela Universidade de Wageningen, trabalhou como legisladora para o Ministério do Ambiente da Holanda, desenvolvendo políticas de economia circular. Em 2016 decidiu trocar a Holanda por Portugal com a missão de divulgar o conceito de economia circular, implementar estratégias circulares na prática e criar impacto positivo.

lwuisan.cep@gmail.com

Andreia Barbosa

Especialidades: Economia Social /Solidária /da Partilha, Setor da reutilização, Comunicação, Envolvimento de Stakeholders.

Licenciada em Comunicação Social, trabalhou como jornalista de rádio e televisão, realizou documentários e escreveu argumentos para cinema. Em 2015 produziu um podcast sobre Economia Social e Solidária na Europa (The Social Entrepreneurship Diaries), tendo desde então trabalhado na área do empreendedorismo social e ambiental.

abarbosa.cep@gmail.com

Luisa Marques

Especialidades: Gestão, Desenvolvimento de Negócio, Desenvolvimento de Parcerias, Financiamento, Setor da Reparação.

Com licenciatura e mestrado em Gestão e experiência em desenvolvimento de negócio e empreendedorismo, Luísa encontrou o seu propósito na economia de impacto e quer desempenhar um papel na transição para uma economia mais circular e um futuro mais sustentável.

lmarques.cep@gmail.com

 

Colaboradores

Carla Martins Arguello | Ecodesign e design gráfico

Catarina Leitão | Presidente da Mesa da Assembleia Geral

Cátia Godinho | coordenadora Bela Flor

Marta Brazão | Sensibilização e educação

Rafael Calado | Repair Café

Susana Batista | Comunicação e marketing, moda sustentável

Conselho Consultivo

Cristina Rocha | LNEG

Artur Patuleia | E3G

Contribuir

Apoiar

Quanto mais apoios tivermos, mais longe podemos ir na transição para uma economia circular em Portugal! Convidamos indivíduos e organizações a apoiarem a missão da CEP fazendo um donativo. Todos os contributos, salvo indicação em contrário, serão objeto de agradecimento público no nosso site, Por favor, entre em contacto.

Participar

Estamos à procura de voluntários para dar apoio às nossas atividades, e de freelancers na área de engenharia ambiental para desenvolvimento e implementação de projetos. Se está interessado, por favor entre em contacto.

Em conformidade com o Regulamento Geral da Proteção de Dados, o utilizador deste formulário tem o direito de alterar ou suprimir os seus dados a qualquer momento. Para tal, entre em contacto.

Relatórios de Atividade