Consultoria

Inspiramos e capacitamos autarquias, empresas e organizações do terceiro setor para a adoção de estratégias circulares. O nosso objetivo é a criação de soluções com impacto positivo no ambiente e na comunidade. Esta é a nossa gama de serviços.

Formação e Capacitação

Para organismos públicos e privados que querem dominar o conceito de economia circular e suas aplicações práticas. Duração, formato e enfoques temáticos variam em função das necessidades do cliente.

Descubra as formações desenvolvidas pela CEP

Planeamento estratégico e projetos demonstrativos

A CEP apoia câmaras municipais, juntas de freguesias e outros organismos públicos no desenvolvimento e implementação de iniciativas de promoção da circularidade, a vários níveis:

• Cidades Circulares / Zero Desperdício: prevenção de resíduos através de políticas efetivas e medidas concretas;
• Projetos circulares para a comunidade – por exemplo na área de agricultura urbana e compostagem, têxteis, reutilização e reparação – com impacto social positivo

Conheça os projetos que já ajudámos a implementar

Planeamento estratégico e projetos demonstrativos

A CEP apoia câmaras municipais, juntas de freguesias e outros organismos públicos no desenvolvimento e implementação de iniciativas de promoção da circularidade, a vários níveis:

• Cidades Circulares / Zero Desperdício: prevenção de resíduos através de políticas efetivas e medidas concretas;
• Projetos circulares para a comunidade – por exemplo na área de agricultura urbana e compostagem, têxteis, reutilização e reparação – com impacto social positivo

Conheça os projetos que já ajudámos a implementar

Investigação e análise

Apoiamos instâncias governativas e organizações setoriais nos seus esforços de diagnóstico (contexto socio-económico, enquadramento legal, etc) e identificação de boas práticas (nacionais e internacionais) no âmbito da promoção da circularidade.

Conheça exemplos do nosso trabalho de investigação e análise

Negócios mais circulares

Às empresas que visam desenvolver produtos e serviços circulares, a CEP disponibiliza o conhecimento e experiência necessários para transformar operações e modelos de negócio.
Uma avaliação geral do nível de circularidade permite identificar os principais desafios em termos de uso de recursos e desperdício. Um estudo de benchmarking para identificação de boas práticas internacionais pode inspirar melhorias concretas. Numa fase posterior, podemos orientar a formulação de objetivos mensuráveis e estabelecer um plano de ação. O pacote de consultoria pode incluir workshops e uma estratégia de monitorização.
Entre os nossos clientes estão: ADENE (Agência para a Energia), Controlar S.A., EDP, IDDNET, Sociedade Central de Cervejas, Volvo Ocean Race

Negócios mais circulares

Às empresas que visam desenvolver produtos e serviços circulares, a CEP disponibiliza o conhecimento e experiência necessários para transformar operações e modelos de negócio.
Uma avaliação geral do nível de circularidade permite identificar os principais desafios em termos de uso de recursos e desperdício. Um estudo de benchmarking para identificação de boas práticas internacionais pode inspirar melhorias concretas. Numa fase posterior, podemos orientar a formulação de objetivos mensuráveis e estabelecer um plano de ação. O pacote de consultoria pode incluir workshops e uma estratégia de monitorização.

Entre os nossos clientes estão: ADENE (Agência para a Energia), Controlar S.A., EDP, IDDNET, Sociedade Central de Cervejas, Volvo Ocean Race

Medidas que as empresas e organizações podem implementar

Abastecimento e produção sustentáveis: extração e utilização mínima de recursos naturais, especialmente combustíveis fósseis e água. Todos os inputs necesários são de origem sustentável.

Design circular: concepção de produtos e serviços que, usando o mínimo de matérias-primas ao longo de seu ciclo de vida, criem o máximo de valor económico e social. Ex: design para durabilidade, reparação e reutilização.

Modelos de negócios circulares (incluindo marketing e vendas): sistemas de produto como serviço que comercializam funcionalidade, abandonando a lógica da venda rápida e massificada de bens materiais.

Uso e consumo responsáveis, com pegada ecológica mínima e vida útil máxima do produto.

Logística inversa e sistemas de devolução com pegada ecológica mínima e vida útil máxima do produto

Tratamento de fim de vida: reciclagem de qualidade para criar matérias-primas secundárias que possam ser usadas na fabricação de novos produtos.