Pioneiros Circulares

Na CEP apoiamos e promovemos startups e iniciativas portuguesas que põem em prática princípios circulares. Foi por isso que criámos os Pioneiros Circulares, uma rede composta por startups, PMEs e organizações da economia social cujas atividades se focam na reutilização sustentável, reparação ou upcycling. A CEP representa os seus membros em discussões sobre políticas públicas e apoia-os com conhecimento, visibilidade e consultoria. A rede potencia a partilha de experiências, boas práticas e oportunidades entre todos. Juntos aceleramos a transição para uma economia circular!

Novonovo

A Novonovo é uma plataforma digital para a economia circular. Através dela, a comunidade criativa pode localizar materiais e produtos inutilizados e e incorporá-los no seu trabalho. Quem tem excedentes pode encontrar quem os queira usar. A Novonovo casa desperdícios com criadores, garantindo final feliz para o planeta e para a criatividade.

Foco:

Industria criativa Upcycling

NÃM

A partir de borras de café recolhidas em Lisboa, a NÃM produz cogumelos e fertilizante natural. Trata-se de um projeto de agricultura urbana, que reutiliza desperdício gerado localmente. Mensalmente, por cada 3 toneladas de borras, a NÃM produz até 1 tonelada de cogumelos, gerando ainda 4 toneladas de fertilizante. Tal como na natureza, na NÃM não há resíduos – só recursos.

Foco:

Reutilização Comida

Vintage for a Cause

Esta marca de roupa de designer ao estilo “vintage” é feita a partir do desperdício têxtil de empresas. Para além de salvar estes recursos, a Vintage for a Cause oferece convívio, aprendizagem e oportunidades de criação a mulheres que delas precisem. O projeto está em expansão, com o envolvimento de 18 municípios portugueses e da Cruz Vermelha.

Foco:

Moda sustentável Upcycling